Portal > Destaques > Cantor Adovaldo Guimarães, Conhecido E Eternizado…

CANTOR ADOVALDO GUIMARÃES, CONHECIDO E ETERNIZADO COMO MATUZALÉM, RECEBEU UMA HOMENAGEM DA PREFEITURA EM COMEMORAÇÃO AOS 29 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA.

A escultura de bronze, foi esculpida em tamanho real pelo artista plástico André Moreno e instalada na orla da cidade.
Por Assessoria de Comunicação, SECULT
12/06/2018

“Um apaixonado pela chuva e que gostava de sentir o vento tocar o seu rosto”. Assim descreveu a senhora Maria José, viúva do cantor Adovaldo Guimarães, conhecido e eternizado como Matuzalém, que recebeu uma homenagem na tarde desta segunda,11 de junho, pela Prefeitura de Madre de Deus, através da Secretaria de Cultura e Turismo.

A escultura de bronze, foi esculpida em tamanho real pelo artista plástico André Moreno e instalada na orla da cidade, local que ele gostava de ficar e entoar suas canções entre amigos.

O Secretário de Cultura e Turismo Djalma Thurler referenciou outras cidades que tem esculturas de personalidades e artistas que são atrações turísticas. E nesse caso, a estátua de Matuza, carinhosamente chamado pelo povo de Madre, serve como um instrumento de legibilidade da história, não apenas para resgatar a memória , mas sobretudo, atualizá-la . “ Hoje, a sua presentificação nessa obra do artista plástico André Moreno, com certeza, vai despertar interesses sobre Matuzalém que serão repassados e reincorporados ao longo de gerações. Matuzalém está neste lugar porque ele sugeriu, como diz a letra do Hino de Madre de Deus composta por ele, ‘eu sou seu coqueiro que o vento ensaia, eu sou suas rochas, crianças na praia’.”

Os Vereadores Marden Filho de Tutuca e Cláudia, falaram em nome do poder legislativo e com lembranças de infância e lágrimas nos olhos, ressalvaram a importância do monumento.

O prefeito Jeferson Andrade falou da importância em homenagear uma pessoa que viveu e teve parte de sua vida dedicada na cidade. “ Estou muito feliz e realizado, independente do que estamos entregando, seja a creche, o centro esportivo ou monumemto de Matuza, todos têm igual valor e esse, uma importância especial, por que trata-se de uma pessoa que viveu a sua vida inteira, nao somente aqui por que viajou muito, apresentando seu trabalho, mas que teve parte da sua vida dedicada a Madre. É com muito prazer que estamos imortalizando esta persona grata e importante desta cidade chamado Adovaldo. Nós, Madredeusenses nos orgulhamos da vida que ele levou, e como ele registrou na sua história o nome da nossa cidade\", finalizou, muito emocionado.

O Prefeito convidou o Vereador Anselmo Filho de Begú e o Secretário de Administração Paulo Sérgio Teú, para prestar uma homenagem aos familiares entregando a viúva de Matuza e a Tatiana Guimarães, uma das filhas do artista, uma miniatura da escultura. Teú, amigo do cantor e admirador das suas canções declamou trechos de duas letras famosas do artista, emocionando todo o público.

Familiares do artista, de forma emocionada, agradeceram pela homenagem e pela iniciativa do resgate genuíno dos valores culturais.

A inauguração faz parte da programação em comemoração ao 29º aniversário de emancipação política do município.