Madre de Deus celebra Memorando de Entendimentos com a Acelen
Município e empresa que adquiriu os ativos da Petrobras na RMS chegam em acordo
Publicado em 08/09/2021 18:49
Na tarde desta quarta (08), na sede da Federação das Indústrias, o prefeito Dailton Filho celebrou o Memorando de Intenções acordado com a MC Brazil S/A, representante no Brasil da Mubadala Capital, proprietária da Acelen, empresa fundada pelo fundo árabe para gerir os ativos adquiridos junto à Petrobras na Bahia, notadamente o Terminal de Madre de Deus (TEMADRE) e a Refinaria Landulfo Alves (RLAM), localizado no município de São Francisco do Conde.
Originário da sigla MOU, que em inglês significa Memorando de Entendimentos, ou Memorandum of Understanding, o documento significa um acordo prévio entre Prefeitura e Empresa, que foca em princípios e ações que nortearão as relações entre os entes, dando início a estudos para intervenções urbanas e investimentos, pautados na responsabilidade social e ambiental.
Na ocasião, estiveram presentes os executivos da Acelen, o presidente, Luiz de Mendonça e o diretor de relações institucionais, Marcelo Lyra, além do Prefeito Dailton Filho, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Anisvaldo Daltro e o Secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, André Ferraro.
Daltro destacou a importância da assinatura desse MOU para a geração de empregos: “O valor desse acordo é enorme. Temos ações previstas no sentido de qualificação dos nossos jovens, de olho nas enormes oportunidades que virão com a empresa. Estou muito animado com a mudança verdadeira que acontecerá no mercado de trabalho para os filhos da cidade, com mais oportunidades.”.
Ferraro fez questão de detalhar alguns pontos do acordo: “Esse é o final de um processo de negociação que começamos em fevereiro e o início de um novo tempo para a cidade, tenho certeza. Garantimos o desenvolvimento sustentável como guia das intervenções urbanas que virão no bojo dos investimentos que a Acelen fará em Madre de Deus. Teremos nos próximos anos muitas novidades, sobretudo na requalificação de áreas, melhorando a infraestrutura, gerando mais qualidade de vida e oportunidades para os moradores.”
O prefeito Dailton Filho se mostrou feliz e muito empolgado: “Somos pioneiros e inovadores. A primeira cidade a celebrar um acordo com a empresa, porque começamos antes e entendemos o processo, recepcionando bem o investidor, como parceiro do desenvolvimento. Nossa preocupação principal foi garantir condições seguras e perspectivas futuras para nossa gente, devolvendo dignidade para quem mais precisa. A cidade passará por profundas intervenções urbanas nos próximos três anos por conta desse acordo e da atuação da empresa na cidade, mudando para melhor. Vamos trabalhar nos projetos e nos cronogramas e debater isso com a população. Agora iremos nos empenhar em também resolver as pendências com a Petrobras, para uma saída tranquila, compatível com a importância da empresa na nossa história. Estou confiante também em chegar nesse acordo.”
por Ascom